Monday, March 28, 2011

PIADA CULTURAL!! (OU QUAL É A SUA , VIRADA??)


A 5 anos, ultimamente tem sido assim: acaba o furor do carnaval, os seres ávidos por cultura se enchem de esperança pra quem sabe serem saciados por uma programação interessante cheia de achados e perdidos, preciosidades ou verdadeiras pérolas da cultura espalhados por 24 hs na cidade de São Paulo, no que veio a ser denominado Virada Cultural. Parecia o sonho perfeito pra qualquer amante da real e verdadeira cultura fora do mercado, aquela que só existem na utopia do mais enlouquecido entusiasta. Disse bem, parecia...



Talvez só a sua primeira edição veio pra cumprir com propriedade o que o seu nome diz. Depois, só pra variar, poucos produtores que caem como ratos em cima da comida fácil oferecida começaram a aproveitar as brechas que o sistema permitiu pra tranformar a Virada em mais um veículo de jogos políticos e Q.I.'s infindáveis... o que cada vez distanciou o evento do seu ideal romântico de outrora. Sofrem mais uma vez o público que muitas vezes não tem noção do que está acontecendo, os artistas independentes que perdem espaço para gringos e artistas do mainstream e pessoas de bem que dão com garra e gratidão o seu sangue para a verdadeira cultura permanecer viva.



Acaba acontecendo o que está aí: uma programação totalmente desforme, desvalorizando artistas que lutam em manter o sonho vivo. Quem por acaso passar pelo palco do rock não vai reconhecer ídolos em ritmo de aposentadoria, bandas ressuscitadas das catacumbas do Rock In Rio 85 e presenciará mais uma vez o descaso tamanho com bandas que resistem até fora do undergrond fazendo o verdadeiro e genuíno Rock 'N' Roll Nacional. Talvez com tanto lixo cultural jogado na mídia os próprios organizadores e produtores já não saibam o que é o Rock de verdade... vai ver eles estão precisando tomar algumas aulas com os Beatles e os Rolling Stones.



Sim, é um desabafo! Até bandas veteranas que voltaram á ativa por causa da Virada cultural como o Casa Das Máquinas e o Som Nosso de Cada Dia estão de fora.

Fora outras bandas da nossa cidade que eu posso enumerar aqui neste instante, que estão na luta e na atividade total, fazendo shows e mostrando pra quem quiser ver (menos os alienados produtores da Virada) que o rock não morreu e nunca morrerá, como o Pedra, o Tomada, o Baranga, King Bird, Carro Bomba, Salário Mínimo, Daniel Kid & Os Rockers, Klatu, A Estação da Luz, Cosmo Drah, Soul Barbeccue, Homem do Brasil, Deny Caldeira, Golpe De Estado, Johnny Brechó, Saco de Ratos, Cracker Blues, Patrulha do Espaço, Montanha, Massahara, Tublues, Blues Riders... a lista é infindável.... Existem até sites já especializados em tocar os artistas independentes e catalogá-los sem custo nenhum, como as radios Web Stay Rock Brasil e Lágrima Psicodélica e o Site Orra Meu!



E ainda dizem que o rock morreu..... só se foi na programação da Virada Cultural....



Salvam as excessões, que neste ano são pouquíssimas, cada vez estamos mais carentes de cultural e de veículos responsáveis para levar isso ao povo. E quando ele existes, ele favorece poucos abastados com os louros da vitória.....


Mas lembre-se: Você contribuinte é o maior responsável para que esta piada aconteça...só não deixem eles gargalharem de você no final.


E então, já escolheu o que você NÃO VAI VER na Virada?

Aqui tem uma pequena amostra do Menu que vai ficar de fora....



Daniel Kid & Os Rockers:





Pedra:






Carro Bomba:






Tomada:






Baranga:






Cracker Blues:






Isso só pra começar a brincadeira.... já dá pra fazer uma Virada Cultural só com Rock...fora outros artistas que nem aparecem nos planos "culturais" desses queridos programadores....


É triste, mas pra mim palhaçada cultural era no tempo do Arrelia, Atchim e Espirro e Bozo!






Vou parar por aqui. Agora eu só quero saber o que vocês pensam disso tudo.

Afinal de contas, o que você vai ver nessa Virada cultural?....


Fim de papo!

11 comments:

Ricardo Alpendre said...

Assino embaixo. Ou seja, aqui!
Ricardo Alpendre

Xando Zupo said...

Certíssimo caros Kid e Alpendrito.

Urbanoantropofagia said...

Concordo e gostaria de repercutir o texto no meu blog.

Carlinhos Machado said...

Na mosca!!!!!

Marceleza Bottleneck said...

Falou tudo, só quem ta na batalha do dia a dia para saber como é frustrante ser abandonado, colocado de lado por pseudo organizações culturais e pseudo produtores de eventos espalhados por ai, mas uma coisa eu digo, e acho que falo por todos os citados no texto acima, NÓS NUNCA VAMOS DESISTIR.

Marceleza - Cracker Blues

PS: Kid, bela iniciativa, obrigado.

Barata Cichetto said...

Daniel: bicho, corretíssimo! Assino embaixo, em cima, do lado!!! Palhaçada, mas apenas mais uma. Depois de enfiarem 1,3 milhão na bolsa da Bethânia.... Um adendo ao seu texto, na parte tocante as rádios: quando estive na Stay, meu programa levou ao ar, entre outras coisas, entrevista com Percy e outros, depois na Lággrima Psicodélica eu criei o garagem Psicodélica e o 1º. Festival de Musica Independente, espaços ás bandas e artistas independentes. Agora criei a KFK WebRadio, que vai ao ar na próxima sexta, e quero convidar a todas as bandas independentes a, não apenas enviarem material, mas participar ativamente. Queria mesmo um programa produzido diretamente pelas bandas. Alguém se propõe? Vão dando uma sapeada na rádio, ainda em fase de testes: http://kfkwebradio.com.br .

Leticia Helena said...

Parabéns pelo texto, Kid!!!
Vc disse o que tava entalado, há muito, na garganta de muita gente!!!
Tá certissimo!!!
Bjão
Lelê

Unknown said...

Isso é fóda!!! Desisti da música, lembra?!

Bjs

www.programaestressadas.blogspot.com

Daniel Kid said...

Muito obrigado pela força, quer dizer, pela união de forças. Sei que tá todo mundo de saco cheio dessa palhaçada. Vocês são heróis nessa batalha, e estamos juntos nessa guerra!

Quem kiser usar o texto em seu blog, ou divulgar por aí, fiquem á vontade!!! Temos que fazer barulho!! E mudar esse circo todo!

Abraço amigos!! E vamos á luta!

Moranguices said...

Kid

Um puta desabafo verdadeiro, direto desse seu coração virtuoso, para pessoas como nós que respiramos música, batalhamos sonhos é inaceitável situações que boicotem a arte e o acesso aos legítimos roqueiros do cenário independente temos as notas musicais correndo nas veias e não podemos calar e aplaudir nossos ídolos vendidos ao sistema.

Daniela Fernandes said...

Não poderia esperar nada diferente de uma pessoa inteligente, crítica e batalhadora como você!!!

E para os leigos como eu aprenderem que nem sempre o que reluz é bom ou melhor ouro !!!

Abçs