Tuesday, March 08, 2011


E ACABOU O CARNAVAL!!!!



E, finalmente, acabou o carnaval!!!! Graças a Deus!!!

Não que eu tenha algo contra ao feriado ou a festa carnal, até porque neste ano a escola do meu bairro ( que fica a duas quadras da minha casa, a Acadêmicos do Tucuruvi) ficou com o inédito Vice-Campeonato em 35 anos de existência, um feito incrível pra uma escola teoricamente pequena, mas o que me deixa contrariado são outras coisas, principalmente o negócio extremamente que se tornou o carnaval.

Explico -me sem muita frescura: Você sabe quanto a Secretaria do Esporte e Turismo e a Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo gasta com esses míseros 4 dias de folia? Bilhões empenhados em fantasias luxuosas, carros alegóricos de dimensões absurdas pra efêmeros 60 minutos de alegrias divididos por 12 escolas de sambas. Tudo bem, você vai dizer q ajuda a comunidade, que envolve artesões, costureiras e mais bla bla blá.... O Impacto dessa ajuda á comunidade é mínimo, infinitamente diferente do que arrecada os "donos" presidentes das escolas. Claro meu amigo, é Brasil, quem tem poder se dá melhor do que a dona maria que vara as noites costurando adereços. É quase um trabalho escravo com remuneração idem, enquanto o dono da escola não dá nenhuma cerveja de graça pra comemorar o suor gasto na avenida pra ninguém.

O pior de tudo é que essa verba generosa para as agremiações carnavalescas tiram o emprego de muitos artistas que lutam para manter viva as tradições brasileiras, que com muito suor e labuta continuam entoando pelo Brasil afora frevos, maracatus e marchinhas tradicionais verdadeiramente brasileiras. Com esta verba faraônica daria pra fazer pelo menos umas 6 Viradas Culturais no Ano! Ou seja, o poder é centralizado e a cultura, massificada, sem dó nem piedade.

São essas coisas que me deixam injuriado nessa época. Os espaços ficam tomados pelo Carnaval Faraônico, e as folias viram festa de elite, como os seus próprios criadores europeus. Raras manifestações das nossas tradições se resumem ás matinês infantis, ou seja, temos que ter filhos pra poder ouvir marchinhas, salvas as excessões. Até os criadores desses fenômenos de massa perderam o seu valor, com excessão do Trio elétrico Dodô & Osmar, o único trio elétrico que é mantido como patrimônio da Bahia, bancado pelo Governo e levado pelo povo, sem abadás milionários e benfeitorias para quem é abastado.

E como em todos os meios musicais, quando a cultura vira negócio, ela ganha pompa e perde o brilho. Por isso eu ainda sonho com um carnaval dos anos 30 regado a marchinhas e maxixes, com lança perfume e brincadeiras sadias, com confete e serpentina, sem violência.

E ainda pra variar, pelas mazelas do destino ou do calendário, o Carnaval matou qualquer comemoração ao Dia Internacional da Mulher, resumindo a mulher ás passistas seminuas das escolas de samba ( e me prejudicando duplamente, junto com o quarteto A 4 Vozes), salvando -se apenas o programa MULHERES que levou as meninas e queridas amigas do Barra da Saia e o grande Ronnie von que levou o Samba de Rainha e junto com um musicólogo fez um paralelo da importância da Mulher no samba e no Carnaval, simplesmente bem sacado e sagaz.

Então, pra terminar, vou postar aqui o link da repórter que rasgou o verbo semana passada e falou todas as verdades que eu assino em baixo, sem medo ou rodeios. Postei esse vídeo no Facebook e muita gente o repostou, sinal de que eu não sou o único velho a querer algo além de um Carnaval Globeleza.

Quer ler mais sobre o carnaval? Vai aqui ó : http://lorotasdadoca.blogspot.com/2010_02_01_archive.html

E pra não passar em branco, minha singela declaração de amor ás mulheres do meu Brasil!!!
Se não fossem vocês eu nem estaria aqui!!!
E lá vamos limpar a sujeira do carnaval...o ano começa agora!

E fim de papo!

4 comments:

Thaty said...

Uaaal.. é isso aê, mandando ver nas palavras. Concordo com vc, mas acho que esse ano tive mais coragem de não ceder aos encantos do "amor fácil, sexo fácil, bebida fácil", resolvi fazer um boicote ao carnaval, e como diz a fernanda young "Menos purpurina, Carnaval. Menos bundas, menos dentes para fora. A vida é linda, mas a “lindeza do lindo mais lindo que há no lindíssimo” é um saco. Um pouco de calma e autocrítica nunca fez mal a ninguém. Tudo muda no mundo – por que você insiste em continuar o mesmo? A harmonia vem da evolução, não das alegorias. Chegou a hora de rodar a baiana para não atravessar na avenida.

Como será amanhã? Responda quem puder. Bjoooos

Unknown said...

Feliz 2011! pq parece que o ano começou agora!!!

nem preciso falar que no carnaval eu prefiro me esconder em casa..

vale pelo feriadão!!!

bjs

www.programaestressadas.blogspot.com

Tay Joplin Baratella said...

Pessoalmente acho os desfiles algo muito bonito, mas concordo em tudo colocado por ti nessa postagem.

É inacreditável que um país com dimensões continentais como o nosso ainda preze apenas algumas manifestações e se esquecem das outras. Uma fortuna em bilhões é gasta direcionadas apenas ao carnaval e sinceramente não gostod e saber que meu imposto vai para algo que em tese é do povo, mas é somente fachada, até porque como também foi bem colocado por você o brasil não é só samba, rio de janeiro, axé e salvador.

Daniela Fernandes said...

Como sempre inteligente sem ser chato, verdadeiro sem ser ofensivo e sagaz sem ser demagogo.
Virei sua fã !!!

abçs

Dany