Sunday, December 04, 2011

SIMPLESMENTE DOUTOR SÓCRATES!


Parei tudo que estava fazendo neste domingo! Há um bom tempo não publicava aki porque tenho um monte de coisas pra publicar (muitas como o relato da minha internação recente), mas essa notícia me fez parar tudo...infelizmente.
Tenho certeza absoluta que os verdadeiros amantes do verdadeiro futebol brasileiro estão em luto. Um mito. Um craque. Um ídolo. Muito mais que um jogador. Um revolucionário e artista na mágica com a bola nos quatro cantos do campo. Um dos poucos craque s que integrou um grande time e não conseguiu um título mundial , mas encantou o planeta com o verdadeiro jeito de jogar bonito o futebol brasileiro.
Não cheguei a ver este mestre e doutor a jogar, mas suas opiniões fortes e postura crítica ao "Négócio" da bola na roda de comentários co programa "Cartão Verde" (na minha humilde opinião, o melhor programa sobre futebol da televisão...só faltava o Doutor Osmar lá!) me fizeram repensar e mudar a minha atitude em relação ao fanatismo futebolístico, principalmente após a Copa de 98. Até lembro um dos seus últimos comentários no programa, e também em entrevista no Serginho Groismann, onde ele relatava a sua frustração ao ver jogos nacionais pela "feiúra" dos embates, e da falta de alegria e beleza, principais características do nosso verdadeiro futebol brasileiro, tão evocado e valorizado antigamente....

E não é pra menos, Sócrates sabia com certeza o que estava falando...afinal quantos replays de lances magistrais ao lado de Zico e Falcão (que meio campo incrível!) eu não me questionava aonde tinha ido parar essa bola toda que fez o Brasil soberano absoluto nos campos do mundo??
Mas foi com certeza nos três campeonatos paulistas e na Democracia Corinthiana que ele teve papel principal com a sua postura politizada e revolucionária. Se hoje o Neymar tem autonomia total sobre seus contratos, deve-se ao fato de Sócrates ter vindo antes e ter lutado, politicamente pelos direitos dos jogadores. Fora a sua postura política na campanha pelas Diretas Já..... Falar dele em todos os prismas daria muito mais que meras vinte linhas.

E foi na casa de São Jorge que ele teve seu augue. Ele era do tempo em que jogador que vestia a camisa se tornava parte do clube e da nação de torcedores. Como o Dr. Osmar de Oliveira mesmo lembrou, ele foi o criador do lema que define o fanatismo alvinegro: “O Corinthians é muito mais que um clube de futebol. O Corinthians é uma religião".

Acho que a última vez que fui as lágrimas por um ídolo genuinamente guerreiro e nacionalista foi no falecimento do grande Ayrton Senna, até hoje insuperável nas pistas... E hoje eu não contive as minhas lágrimas, por esse verdadeiro mito dos campos mágicos do futebol brasileiro. Não tenho mais palavras nem mais o que agradecer a esse verdadeiro Doutor.....Como foi relembrado na internet, perguntaram uma vez para o Sócrates, como ele queria morrer. Ele: "Quero morrer em um Domingo, e com o Corinthians Campeão". Que o seu Desejo seja Realizado em homenagem á sua memória. Abaixo nota oficial publicada no site do Corinthians.

"Hoje, que seria um dia apenas de alegria pela decisão do Brasileirão, começou triste para o futebol brasileiro, principalmente para os corinthianos.

Um dos maiores ídolos da história do Timão, Sócrates Brasileiro Sampaio de Sousa Vieira de Oliveira morreu às 4h30m da madrugada deste domingo, em consequência a um choque séptico, no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Ele tinha 57 anos e era pai de seis filhos.

Sócrates disputou 297 jogos, marcou 172 gols e venceu três Campeonatos Paulistas (1979, 1982 e 1983) com a camisa do Timão, além de ter sido um dos principais idealizadores da Democracia Corinthiana.

O Sport Club Corinthians Paulista e toda a sua Fiel Torcida se despedem com tristeza do Magrão, mas também ficamos agradecidos pela honra de ter visto um dos maiores jogadores da história do futebol vestindo o manto alvinegro por tantos jogos. Obrigado pelos lindos gols, pelos toques geniais, pelo futebol magistral que só Sócrates tinha.

Obrigado, Doutor!"



Obrigado mesmo Doutor Sócrates. Vá em paz.
E fim de papo. #Luto.

No comments: