Tuesday, July 12, 2011




NON DUCOR, DUCO!!!!



Este post de (re)volta se faz necessário por tudo que esse feriado que muita gente não sabe o que significa.....afinal de contas quantas vezes você se perguntou o que se comemorava no dia 9 de julho e porquê dá nome a uma avenida.....


Não é só um feriado, muito menos uma comemoração...é um manifesto que se tornou um marco social e político
na história brasileira, uma das primeiras lutas pós independência e escravidão que envolveu uma boa e grande parcela da população por um ideal: ir contra a ditadura e arbitrariedades do governo Getúlio Vargas. Entenda um pouco lendo esse trecho publicado no Wikipédia abaixo:



A Revolução Constitucionalista de 1932, Revolução de 1932 ou Guerra Paulista, foi o movimento armado ocorrido no Brasil entre os meses de julho e outubro de 1932, onde o Estado de São Paulo visava a derrubada do Governo Provisório de Getúlio Vargas e a promulgação de uma nova constituição para o Brasil.
Foi uma resposta paulista à Revolução de 1930, a qual acabou com a autonomia que os estados gozavam durante a vigência da Constituição de 1891. A revolução de 1930 impediu a posse do governador de São Paulo Júlio Prestes na presidência da República e derrubou do poder o presidente Washington Luís, que fora governador de São Paulo de 1920 a 1924, colocando fim à República Velha.

Atualmente, o dia 9 de julho que marca o início da Revolução de 1932, é a data cívica mais importante do estado de São Paulo e feriado estadual. Os paulistas consideram a Revolução de 1932 como sendo o maior movimento cívico de sua história.Foi a primeira grande revolta contra o governo de Getúlio Vargas e o último grande conflito armado ocorrido no Brasil.
No total, foram 87 dias de combates, (de 9 de julho a 4 de outubro de 1932 - sendo o último dois dias depois da rendição paulista), com um saldo oficial de 934 mortos, embora estimativas, não oficiais, reportem até 2.200 mortos, sendo que inúmeras cidades do interior do estado de São Paulo sofreram danos devido aos combates.
O Brasil, dois anos após a Revolução de 1932, teve uma nova constituição promulgada, a Constituição de 1934.
(Fonte: Wikipedia - Português)


Particularmente esta data nunca foi um feriado. Como fui criado e educado em Colégio Militar, sempre desfilei nesta data, ou seja, só começou a ser feriado quando parei de cursar o Ensino Médio. É uma data que me orgulha de ser paulista, por nossas antepassadas gerações, bem diferente da bundamolice predominante na nossa sociedade, foi á luta armada para lutar pelos seus direitos e por tudo aquilo que acreditava, indo ás vias de fato. Antigamente as pessoas tinham compromisso com a sua pátria e seus ideais, totalmente diferente da inercia que vivemos aceitando as arbitrariedades e desmandos de todas as esferas governamentais brasileiras.

Em muitas horas me sinto na necessidade de voltar aquele tempo, empunhar uma arma e ir a luta nas vias de fato, mas hoje meu fuzil hoje tem quatro cordas, e a munição sãos as palavras e as notas. Mas me diga você, quantas vezes você já não se sentiu estuprado e injustiçado por aqueles que deveriam nos representar e lutar pelos nossos interesses? E o que você fez para tentar mudar isso? Estamos á beira de um colapso social controlado por corruptos e não fazemos nada? Até quando você vai ficar parado comemorando levianamente o feriado?

Você tem um dever a cumprir com a sua consciência!




Fontes?

Uma visão mais educativa?

Uma música da época com fotos pra homenagear?


SIMPLESMENTE ORGULHO DE SER PAULISTA!!!

E fim de papo!

No comments: