Wednesday, May 11, 2011


O VERDADEIRO REI!




Dia 11 de maio de 1981. Iria de encontro a Jah simplesmente a maior referência pop no terceiro mundo, um garoto pobre nascido na favela de Trenchtown diretamente para a fama mundial com seu ritmo envolvente dos trópicos e mensagens de protesto, paz e unidade, sendo reconhecido como o soberano de um estilo até então inovador e ao mesmo tempo rústico e quase tribal, o que muitos definiriam como Reggae. Sim amigos, estamos falando de Robert Nesta Marley, ou o admirável Bob Marley.

Se não tão admirado pela sua figura ou pelas suas ideologias, Bob Marley é um dos divisores de águas da cultura popular do século passado, trazendo em sua bagagem histórias de um povo sofrido e marginalizado nas favelas, menosprezados pelos governantes e discriminados pelos seus costumes e pouca instrução. Ele era um espelho e um representante genuíno dos Rudeboys, como eram chamados os "marginais e marginalizados" das favelas, um povo sofrido que vivia uma realidade miserável, muitos como eles dependentes de sub-empregos coloniais sem perspectivas de melhoras.


Mas mesmo assim, Bob Marley foi um guerreiro. E como todo guerreiro teve suas falhas e seus deslizes nas batalhas travadas, mas nunca desistiu de seus ideais e ideologias, as defendendo até o final da vida. foram elas e a crença absoluta no ideal Rastafari que tiraram a sua vida tão cedo em 81.


A bênção é que mesmo partindo cedo, seu legado de canções são petardos filosóficos e ricos de verdades e conceitos que, se pelo menos um dos governantes mundiais escutasse, nosso mundo seria muito melhor....


Melhor mesmo ficou a conta da sua viúva traída Rita Marley e dos 11 herdeiros oficiais. Bob Marley não só defendia o amor como também o espalhava com uma facilidade incrível... mas isso já outra história....


Sei que suas sementes de paz e amor germinaram e muitos hoje tocam as suas "Canções de Liberdade". Muitos distorcem seus sentidos, mas muitos felizmente sabem a alegria e entendem o que o mestre Bob quis dizer.
Dediquei anos da minha vida ao reggae e em um dia de saudade é necessário dizer e mencionar:
Feliz aquele que não só se entope da erva sagrada, mas que propaga as mensagens do mestre! Viva o REI!! O VERDADEIRO REI DO TERCEIRO MUNDO!



Versão ao vivo, meses antes de partir....1980:


E fim de papo!

No comments: